COMPARTILHAR

Manchas escuras na área dos olhos de cachorros significam manchas de lágrimas ácidas, um termo popular para a cromodacriorreia.
É comum e você já deve ter reparado a presença delas em cães de pelos brancos, como Poodle, Maltês e Shih-Tzu.

manchas lagrimas acidas

Apesar do nome, as manchas causadas pelas lágrimas não possuem relação com o pH destas.
Existe também o lacrimejar excessivo em cachorros, chamado de epífora e pode ser causado por uma produção maior que o normal de lágrimas.

Seja qual for o motivo, o que acontece é que a área abaixo dos olhos está sempre úmida, o que acaba se tornando em um local ideal para bactérias e fungos.
A infecção mais comum é causada por um fungo vermelho que produz manchas marrons-avermelhadas abaixo dos olhos, mas que também pode contaminar bocas e patas conforme o cão se lambe.

Continue lendo este texto e entenda o que pode causar as manchas em seu cãozinho.

Fatores que causam manchas de lágrimas ácidas

  • Alterações nos olhos: anomalias na morfologia e posicionamento dos cílios, produção excessiva de lágrimas, obstrução dos canais de drenagem ou até conjuntivite;
  • Metabolismo: cães podem apresentar particularidades em seu organismo que podem resultar na produção das lágrimas ácidas;
  • Dieta: alguns ingredientes presentes na ração e alimentação do animal podem refletir neste problema com as lágrimas, por conterem corantes ou causarem alergias;
  • Água: o tipo de água que seu cãozinho está bebendo pode interferir pela quantia de minerais presentes nela;
  • Brinquedos com corantes: assim como ração e petiscos, os brinquedos a serem oferecidos aos cães ideais são os que não são feitos com corantes ou outros elementos tóxicos.

manchas lagrimas acidasÉ essencial, portanto, levar seu cãozinho ao veterinário e se possível, a um oftalmologista especialista.

Os problemas com manchas de lágrimas ácidas não são apenas estéticos, e sim de saúde, por isso, além de um diagnóstico clínico, existem algumas dicas para você tratá-las.
Continue lendo e saiba como lidar.

Seis dicas para cuidar de manchas de lágrimas ácidas

Para tratar este problema e ajudar o bem estar do seu cãozinho, siga estas dicas:

  • 1. Visitas regulares ao veterinário: o melhor jeito de prevenir é sempre examinar para identificar possíveis doenças como infecções, otites, alergias e obstruções no canal lacrimal, que são condições ligadas ao aparecimento das manchas no pelo;
  • 2. Dieta e comportamento: como explicado anteriormente, corantes, aditivos, conservantes, milho, trigo e soja são ingredientes que podem causar alergias em cães, portanto é importante estar alerta para coceira excessiva, lambedura das patas, balançar de cabeça e inflamações de ouvido, pois são indicativos de alergia, além das manchas de lágrimas ácidas;
  • 3. Água adequada: ela pode causar uma reação no organismo, por isso, prefira oferecer água filtrada ou mineral de pH alcalino (no rótulo, deve ser pH acima de 7.5) à água de torneira;
  • 4. Alimentação: Procure oferecer rações adequadas à raça, idade e necessidades especiais do seu cão, leia o nosso texto e saiba quais são os 5 passos para escolher a ração ideal do seu cão.
  • 5. Limpeza: mantenha os olhos sempre limpos, evitando infecções e irritações, removendo qualquer sujeira, cílios caídos, pelos mortos ou remelas que possam entrar no olho, delicadamente, com algodão ou gaze e um produto específico para limpeza de olhos, como este aqui.
  • 6. Alimentação natural: para os cãezinhos que não comem ração e sim alimentos naturais, a dica é trocar carne desossada de frango, moela e fígado de frango por peças de outras espécies, como boi, peru, peixe ou porco e incluir vegetais ricos em potássio na porção de legumes da dieta, como batata doce cozida, banana, um pouco de abacate (sem exageros) ou lentilha bem cozida na porção de carboidratos.

manchas lagrimas acidas

Observando o comportamento e cuidando bem do seu cachorro, não há motivos para se preocupar! O ideal é manter um cuidado constante, mantê-lo bem alimentado, higienizado e sempre levá-lo ao médico veterinário, para consultas até duas vezes ao ano.

Tem alguma outra dica para cuidar das manchas de lágrimas ácidas? Compartilhe conosco! Escreva nos comentários abaixo.

Siga-nos no Facebook | Confira nossas ofertas