COMPARTILHAR

Um questionamento comum entre os proprietários de felinos é: qual é a melhor ração para gatos?

Nutricionalmente falando, ambos os tipos de ração, tanto a seca quanta a úmida, são completas para os gatos diferenciando obviamente na quantidade de água presente nelas.

Mas é importante lembrarmos quem é o gato!

Os gatos se originaram no deserto, ingerem pouca água, “aprenderam” a concentrar a urina e são carnívoros estritos, portanto carboidratos tem pouco valor nutricional para os felinos.

melhor ração para gatos

Gatos precisam de carne

Quando falamos em carne, não estamos falando de músculo somente. O mais importante na alimentação do gato são as vísceras, onde estão os aminoácidos e a água que ele precisa.

Mas nós domesticamos os gatos, e muitos proprietários acham mais conveniente alimentá-los com ração seca deixando-a disponível para o animal o dia todo. Entretanto as rações secas contém mais carboidratos e proteína vegetal, o que não faz parte da dieta do carnívoro.

As rações secas contém em média de 30% a 40% de carboidratos, o que pré dispõe a ganho de peso e diabetes. As rações úmidas, por outro lado, tem alta concentração de proteína animal e em média 80% de água, mais próximo a dieta natural do carnívoro. Resumindo, ao contrário do que muitos pensam, a dieta úmida é menos calórica que a seca.

Problemas urinários e alimentação

O gato, que toma pouca água, vai concentrar muito mais a urina. Em uma urina com cristais, quanto maior a concentração, maior são as chances desses cristais se juntarem e formar os cálculos urinários.

A cristalúria (presença de cristais na urina) está intimamente ligada à alimentação do animal, portanto a alimentação do gato deve estar mais próxima a fisiológica que é a mais parecida com a sua presa natural (pássaros, ratos).

melhor ração para gatos

Ração úmida tem vantagens

Portanto não tem problema algum em oferecer alimento úmido para gatos, assim vamos promover uma urina mais diluída que reduz o risco de problemas urinários.

Mas é importante atentar-se que tanto o tipo de alimento quanto a quantidade da alimentação que oferecemos aos nossos bichanos deve estar de acordo com a sua idade, sexo, estilo de vida e saúde!

Se você prefere oferecer este tipo de alimentação ao seu gatinho, clique aqui e conheça nossas opções em ração úmida.

E pra finalizar, consulte sempre um veterinário especializado em gatos para tirar suas duvidas em relação a alimentação do seu animal e os possíveis problemas de saúde que estão ligados a alimentação.

Artigo por Vanessa Zimbres

Case o veterinário indique e você prefira oferecer ração seca ao seu gatinho, clique aqui e conheça nossas sugestões de ração, as melhores marcas do mercado!

As informações contidas neste artigo são apenas para esclarecimento do proprietário não substituindo de modo algum o exame clinico veterinário; caso detecte algum destes sinais em seu gato não hesite em consultá-lo.

Nós da Clinica de Medicina Felina Gato é Gente Boa somos especialistas no atendimento de gatos e estamos à disposição para o esclarecimento de dúvidas.