Início Saúde O que é otite canina?

O que é otite canina?

COMPARTILHAR

Se o se cachorro está balançando a cabeça com muita frequência ou está coçando demais a região dos ouvidos, fique bastante alerta. Esses são sinais claros de que o peludo está sofrendo de uma doença muito comum entre os cães: a otite canina.

Esse mal é um dos principais motivos de os tutores procurarem ajuda veterinária. A otite pode atingir cerca de 20% da população canina do País, segundo estudos da área.

Neste post iremos te ajudar a identificar a doença e oferecer dicas para tratá-la. Lembrando sempre de contar com o auxílio de um médico veterinário!

O que é otite?

A coceira contínua na região da orelha é um sinal da doença

As causas da otite canina, ou inflamação de ouvido, são muitas. A doença pode surgir por conta de infecções por bactérias, fungos, ácaros, alergias, entre outros.

A otite pode atingir todas as camadas do ouvido dos cachorros, sendo o interno, externo ou ouvido médio. A estrutura das orelhas dos cachorros auxilia na causa da doença, principalmente entre aquelas raças que possuem esse órgão do corpo mais caído, como o Cocker, Beagle ou Basset Hound.

O Basset Hound é um dos cachorros que mais contraem a otite

Isso acontece justamente por a orelha tampar o canal auditivo do animal, facilitando o acúmulo de umidade e, consequentemente, a proliferação de bactérias e fungos.

Além disso, o formato do ouvido também faz com que os micro-organismos indesejados causem infecções. O formato é em “L”, dificultando que o ouvido seja arejado, formando um “lar” quentinho para as bactérias.

Sintomas

Os animais costumam ficar mais depressivos, por conta da dor causada

Para identificar se o seu cachorro está sofrendo com esse tipo de inflamação, existem alguns sinais que merecem atenção. Por isso, fique sempre em alerta com seu animal, pois quanto antes identificar a doença, mais fácil será de tratá-la.

Os principais sintomas são:
• Balançar a cabeça com frequência;
• Coçar a região da orelha, seja com a pata ou esfregando-a no chão;
• Sentir dor ao coçar as orelhas;
• Apresentar secreção no ouvido ou excesso de cera;
• Odor forte na região do ouvido.

Além desses sintomas, por conta da irritação causada pela otite, o animal também pode se tornar mais agressivo ou depressivo.

Tratamento

Sempre fique atento aos sinais da doença

Caso você identifique os sintomas da otite ou desconfie que o seu cãozinho está sofrendo com a doença, o primeiro passo é procurar ajuda de um médico veterinário. Ele poderá fazer testes para identificar o male e assim prescrever o tratamento necessário.

Quando a otite canina é causada por micro-organismos instalados no canal auditivo do animal, geralmente o tratamento será à base de antibióticos e antifúngicos. Além de analgésicos para amenizar as dores e desconfortos que o bichinho possa estar sentindo.

Mas a otite também pode atingir o cachorro no caso de o ouvido estar com bastante sujeira ou com algum pedaço de um corpo estranho, como um pedaço de algodão, por exemplo. Assim o tratamento será uma boa higienização da orelha do bichinho e a administração de antibióticos.

Prevenção

Uma boa limpeza nos ouvidos ajuda a prevenir a otite

A prevenção é sempre é o melhor remédio, como muitos profissionais da saúde dizem por aí. Por isso, é preciso estar sempre atento às condições da orelha do bichinho.

Para cachorros com orelhas grandes e caídas, o indicado é fazer uma boa higienização do local uma vez por semana. É só utilizar um pedaço de algodão banhado numa solução de limpeza indicada para animais. Veja aqui no link a indicação de alguns remédios para tratamento.

Nunca use cotonetes, pois eles podem empurrar as sujeiras para o interior dos ouvidos.

No caso de cachorros que possuem a orelha ereta, o mais indicado é fazer a limpeza a cada 15 dias.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de raças – Bernese
Próximo artigoComo lidar com um cão agressivo?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.