Início Saúde Cuidados O que fazer para o cão viver mais e melhor?

O que fazer para o cão viver mais e melhor?

COMPARTILHAR

Infelizmente, nossos queridos amigos caninos não vivem tanto tempo quanto nós humanos. Em média, um cachorro vive entre 10 e 13 anos.

Mas, com alguns cuidados, essa expectativa de vida poder ser bem maior! Para manter o seu cão saudável, existem diversas atitudes que podem ser adotadas para tê-lo ao seu lado por mais anos.

Reunimos neste texto algumas dicas para aumentar a qualidade de vida do seu cachorro!

Cuidado com a alimentação

Ofereça uma boa alimentação para que seu cachorro viva bem. Crédito: jagdprinzessin por Pixabay

Os alimentos são os combustíveis do corpo. Dessa forma, quanto melhor for a alimentação, mais saudável o corpo será e, consequentemente, mais anos de vida o cachorro terá.

Portanto, cuide sempre muito bem da alimentação do seu cãozinho. Evite rações muito baratas, pois elas não possuem todos os nutrientes necessários.

Respeite a dieta do seu cachorro. Sempre opte por alimentos adequados às restrições do seu amigo de quatro patas. Assim ele terá uma vida muito mais saudável!

Muito exercício!

Uma rotina frequente de exercícios físico é ótima para a saúde do cachorro. Crédito: Foundry Co por Pixabay

Assim como nós humanos precisamos de exercícios físicos para vivermos bem, os cachorros também têm essa necessidade.
Por isso mantenha uma rotina diária de exercícios com o seu cãozinho, levando-o para passear e se programando para brincar com ele.

Os passeios são ótimos também para aliviar o estresse, pois os cachorros são seres sociais e adoram interagir com pessoas e outros animais. Mas lembre-se sempre de respeitar os limites do seu cão, pois cada raça possui uma necessidade diferente de frequência de exercícios.

Seu cachorro merece todo carinho para ter uma boa vida. Crédito: Helena Sushitskaya por Pixabay

As brincadeiras também são ótimas para estimular o raciocínio do bichinho. Além de representar um tempo de interação entre você, tutor, e o seu pet. Eles adoram esse tipo de atenção!

Mas é preciso também respeitar a necessidade de descanso do seu cachorro. É um momento importante de reposição de energias.

Mantenha a higiene do seu cão e da sua casa

Manter a higiene do animal ajuda a evitar doenças. Crédito: angel1238812 por Pixabay

Os cuidados com a higiene são imprescindíveis para manter a saúde do animal.

É preciso se atentar à limpeza do pelos e patas do bichinho, além de cuidar da higiene bucal. Os banhos são muito importantes, respeitando sempre a necessidade de cada raça. E busque sempre escovar os dentes do cachorro ou então ofereça aqueles brinquedos que ajudam na limpeza dos dentes e mantêm um hálito fresco.

Manter a higiene da casa e do local onde o cachorro vive também é importante. A eliminação com bastante frequência das fezes e xixi ajudam a evitar a proliferação de bactérias e surgimento de vermes. Assim todo mundo se mantém saudável!

Castre o seu animal

A castração é altamente recomendável entre os cachorros. Entre os machos, esse procedimento ajuda a diminuir o instinto de marcação e brigas por território e também deixa o cão mais caseiro.

Já entre as fêmeas, ajuda a evitar o surgimento de câncer no aparelho reprodutor, que é uma das principais causas de morte das cachorras.

Mantenha as vacinas em dia

Mantenha a vacinação do seu cachorro sempre em dia. Crédito: Divulgação

Essa seria uma obrigação de todos os tutores. Com todas as vacinas em dia, fica muito difícil de o cachorro contrair doenças, infecções e sofrer de diversos males.

Deixamos a melhor dica para o final: demonstre muito o seu amor e carinho pelo seu cãozinho. Certamente ele irá agradecer, tendo uma vida prolongada muito feliz e saudável!