Início Saúde Cuidados Os tipos de pelos de cães

Os tipos de pelos de cães

COMPARTILHAR

Os cães são animais de uma espécie muito rica em variedades de raças. Existem cachorros de todos os tipos, tamanhos, temperamentos e, também, diferentes estilos de pelos.

Assim como nós, humanos, cuidamos de formas diferentes dos nossos cabelos, com produtos específicos para mantê-los bonitos e brilhantes, a pelagem dos cães também necessita desses cuidados.

No texto de hoje, trazemos dicas de como manter os pelos do seu bichinho sempre lindos e saudáveis!

Principais cuidados com os pelos

A escovação é uma das indicações para manter os pelos bonitos e saudáveis

Os pelos são indicadores da saúde do cachorro. Se eles estiverem sempre limpos, brilhantes e macios, isso mostra que o seu animal está sendo muito bem cuidado.

Para manter a pelagem dessa forma, é preciso sempre oferecer uma boa alimentação, com comidas e rações bem nutritivas, e também deixar acessível ao cachorro um pote com água limpa e fresca.

Existem cachorros que possuem peles e pelos mais sensíveis, como aqueles com pelagem branca e pele rosada. Por isso, o tutor deve sempre evitar que o cachorro se exponha muito ao Sol e procurar por protetores solares caninos, existentes no mercado. É bom também procurar por dicas de um médico veterinário!

Um cuidado que é uma ótima dica é fazer a escovação do bichinho. Atenção que cada tipo de pelo exige uma escova específica. Além de ajudar a eliminar pelos mortos e evitar que eles embaracem, se torna como um momento de carinho e atenção entre o tutor e o seu pet. Os cachorros adoram esse tipo de atenção!

Mas para cada tipo de pelo, existe um cuidado diferente. Continue lendo para saber mais!

Pelo longo

Esse tipo de pelo é geralmente encontrado em cachorros que precisam de tosas frequentes. Existem três tipos dessa pelagem:

O Yorkshire possui um tipo de pelo longo e liso

Pelo longo liso: é o tipo de pelo de cachorros como os da raça Yorkshire, Maltês e Lhasa. Necessita de cuidados diários, como escovação e banhos mensais. Na hora de escovar, prefira escovas de aço e uma rasqueadeira para retirar nós e pelos embaraçados. Procure por shampoos e condicionadores específicos para esse tipo de pelo, para mantê-los lisos e sedosos.

Os pelos do Poodle precisam de cuidados especiais

Pelo longo encaracolado ou frisado: presente em cachorros das raças Poodle e Bichón Frisé. Necessita de tosas o ano todo e banhos mais frequentes, com intervalos de 20 dias, pois ressecam com facilidade. É indicado utilizar shampoos especiais do tipo hidratante. É preciso escová-lo uma vez por semana, para estimular a oleosidade natural e evitar o aparecimento de nós. A escova de aço é a mais indicada.

Os pelos do Golden Retriever são mais fáceis de cuidar

Pelo longo ondulado: são os pelos de cachorros das raças Golden Retriever e Setter Gordon. São pelos mais simples e mais fáceis de cuidar, geralmente encontrados em cachorros com pele mais grossa e de médio e grande portes. Os banhos devem ser mensais, com produtos específicos. A dica para a escovação é manter uma rotina semanal, para manter o pelo limpo por mais tempo e sem o aparecimento de nós. A escova de cerdas é a mais indicada, podendo ser usada a rasqueadeira para retirar nós.

Há também os cachorros com pelos curtos, que são mais rentes ao corpo e possuem comprimento que varia de 1 a 4 centímetros. Existem dois tipos:

Não é bom dar muitos banhos no Doberman

Pelo curto liso: os cães das raças Pitbull, Doberman e Boxer possuem pelos desse tipo. Não precisam de muitos banhos, podendo ser com intervalos de um mês e meio, pois senão podem ter a estrutura protetora da pelagem natural danificada. A escovação pode ser feita com uma ou duas semanas de intervalo, utilizando uma escova macia de cerdas.

Uma escovação diária ajuda a manter a beleza dos pelos do Schnauzer

Pelo curto duro: são encontrados em cães das raças Schnauzer e o West Highland Terrier. Os pelos podem chegar a 10 centímetros de comprimento e possuem uma característica única, que seria a impermeabilidade. A escovação deve ser diária, para retirar os pelos mortos que ficam presos aos pelos novos e podem embaraçar. O indicado é utiliza escovas com cerdas firmes e uma rasqueadeira. Os banhos precisam ser dados com intervalos de três a quatro semanas, utilizando shampoos sem óleos ou suavizantes para manter a naturalidade dos pelos.

A camada dupla de pelos do Border Collie o ajuda a aguentar baixas temperaturas

O outro tipo de pelo encontrado em cachorros é o duplo. São encontrados em cães de raças originárias de regiões frias, como o São Bernardo, Pastor Alemão e Border Collie. São compostos por duas camadas de pelagem, um pelo mais denso coberto por um pelo mais longo, para ajudar os bichinhos a aguentar baixas temperaturas.

Os banhos podem ser mensais, utilizando shampoos específicos. A principal dica é nunca usar condicionadores, já que a pelagem precisa estar sempre armada e densa.

A escovação pode ser semanal, utilizando escovas com cerdas firmes e bem espaçadas, junto de uma rasqueadeira para evitar nós.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDicas para o cachorro não mexer no lixo
Próximo artigoPor que o cão idoso tem verrugas?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.