Início Curiosidades Por que gato dorme tanto?

Por que gato dorme tanto?

COMPARTILHAR
Crédito: David Mark por Pixabay

Não é raro para os tutores de gatos encontrarem os seus bichanos tirando uma soneca pela casa. Eles encontram um lugar calmo, silencioso e confortável e logo estão dormindo bem gostoso.

Para quem não conhece os hábitos dos felinos, pode até achar que tem algo de errado. Afinal, eles dormem muito!

Mas isso é completamente normal e vamos explicar os motivos nesse texto.

Dorminhocos

Os bichanos adoram uma soneca, principalmente os filhotes e gatos mais velhos. Crédito: luxstorm por Pixabay

Os gatos costumam tirar várias sonecas ao longo do dia. Segundo especialistas, os bichanos dormem, em média, 15 horas por dia.

Alguns mais preguiçosos chegam a cochilar por até 20 horas em um dia só.

Ainda não se sabe, ao certo, o motivo de tantas sonecas. Porém, alguns especialistas acreditam que o fato de o gato doméstico ainda manter alguns hábitos de predador pode ter uma relação com isso.

Isso porque os felinos precisam de bastante energia para poder caçar. Então, quanto mais ele dormir, mais preparado ele estará para abocanhar a sua presa.

Sono leve

Os gatos costumam dormir 15h por dia. Crédito: Ranya por Pixabay

Apesar de eles dormirem bastante, não são muitas as vezes que eles atingem um estado de sono profundo. É possível perceber que com qualquer barulho eles logo abrem os olhos e percebem o que está acontecendo à sua volta.

Dessa forma, os bichanos vão tirando cochilos leves ao longo do dia, deixando o sono mais profundo para quando se sentirem mais protegidos. Isso acontece quando eles dormem junto de seus tutores, que são os seres que eles mais confiam.

Dias frios e chuvosos

Os gatos possuem hábitos mais noturnos, por isso dormirão boa parte do dia. Crédito: Vnukko por Pixabay

Os gatos já costumam dormir bastante, mas em dias frios e chuvosos, a rotina de sonecas pode até aumentar.

Eles costumam a ficar mais preguiçosos em dias como esses – e quem pode os culpar, não é mesmo?

Se o gato for castrado e ter o costume de ficar em casa, pode apostar que o número de horas que ele passará dormindo será ainda maior!

Mas se você perceber que a rotina de sono do seu gato aumentou e ele está mais amuado, conte com a ajuda de um médico veterinário para examiná-lo e checar o que pode estar acontecendo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de raças: Whippet
Próximo artigoCães brigando, como separar
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.