Início Curiosidades Por que o focinho do cachorro é gelado?

Por que o focinho do cachorro é gelado?

COMPARTILHAR
Crédito: 85Miranda por Pixabay

O focinho dos cães é tão bonitinho que dá até vontade de apertar! Mas aí quando você encosta o dedo ali percebe que é gelado e úmido.

Mas você sabe por que o “nariz” dos peludos quase nunca esquentam? É isso que vamos explicar nesse texto!

Transpiração

Se está gelado e úmido é sinal de que o cachorro está bem. Crédito: Ralf Kunze por Pixabay

Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas como nós humanos, que transpiramos por várias partes do corpo. Esses mecanismos dentro do corpo dos cães se concentram em poucos lugares.

O focinho é um deles. Eles liberam suor por essa parte do corpo e também pelas almofadas das patas. Assim, os peludos conseguem controlar a sua temperatura corporal.

Eles também liberam calor quando respiram com a boca aberta e a língua para fora. Assim o ar quente sai e o ar mais resfriado entra.

O motivo de ficar mais gelado é pelo contato da umidade com o ar gelado. E isso é um sinal de saúde também. Se o focinho está gelado e úmido, significa que está tudo bem com seu amigão.

Ajuda a sentir cheiros

O focinho expele um muco que ajuda o cachorro a sentir cheiros. Crédito: cri92 por Pixabay

O fato de os cachorros suarem pelo focinho não é o único para explicar porque eles são gelados e úmidos.

O nariz do cachorro secreta uma camada fina de muco, que os ajuda a absorver melhor a química dos cheiros. Então, eles lambem constantemente essa secreção, para apresentá-la às glândulas olfativas que ficam no céu da boca.

Dessa forma os cachorros deixam o focinho sempre úmido.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor que os cães cheiram o bumbum uns dos outros?
Próximo artigoGuia de Raças: Sphynx
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.