Início Curiosidades Por que os cães cheiram o bumbum uns dos outros?

Por que os cães cheiram o bumbum uns dos outros?

COMPARTILHAR

Quando os cachorros se encontram logo começam a cheirar o bumbum um do outro. É um costume meio incomum para nós humanos. Mas para eles é o melhor método de dizer “oi”.

Você sabe por que eles fazem isso? É o que vamos explicar nesse texto, confira!

Questão de hormônios

Os cachorros se conhecem através dos cheiros. Crédito: Divulgação

Os cachorros possuem um olfato muito mais aguçado do que nós humanos. É de 10 mil a 100 mil vezes mais apurado do que o nosso. Incrível!

Por isso, os cheiros são a forma como os cães se comunicam e se conhecem.

No caso do costume do cachorro de cheirar o rabo do outro, isso acontece pois naquela região estão duas glândulas anais, envoltas em um saco. Elas exalam cheiros que transmitem informações próprias de cada cãozinho, como se é macho ou fêmea, a dieta, raça e até mesmo o humo do bichinho.

Assim, ao cheirar o bumbum um do outro, cada cachorro consegue conhecer melhor o seu novo amiguinho.

É na região do rabo que existe um cheiro que funciona como a identidade do cão. Crédito: Divulgação

E para não sentir os odores de cocô, que podem estar presentes ali naquela região, os cachorros possuem um segundo sistema olfativo. Ele se chama órgão de Jacobson e ajuda a filtrar os cheiros, apurando ainda mais o olfato do cão.

Quando um cão está assustado, ele tampa o seu traseiro com o rabo para não deixar outro “cheirar sua identidade”. Assim como, em casos de cachorros exibidos, eles andam com o rabo em pé, para exalar o seu cheiro para todos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que fazer para o cão viver mais e melhor?
Próximo artigoPor que o focinho do cachorro é gelado?
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.