Início Dicas Tipos de areia higiênica

Tipos de areia higiênica

COMPARTILHAR
Crédito: Divulgação

Os gatos têm alguns hábitos que são bem característicos de animais de sua espécie. Um deles é o fato de serem bichinhos muito higiênicos.

Na hora de fazer as suas necessidades, os gatos costumam adotar um local específico para ser o seu “banheiro”. Por isso, os tutores costumam deixar caixas com areia em casa para isso.

Esse hábito foi herdado de seus ancestrais selvagens, que na natureza enterravam o seu xixi e as fezes para que os predadores não conseguissem farejá-los e encontrá-los.

Mas você conhece todos os tipos de areia higiênica que existem no mercado? Nesse texto iremos listar as principais delas e explicar como elas funcionam, para que você possa escolher a melhor para o seu gatinho!

Areia de argila

O melhor tipo de areia deverá ser identificado pelo próprio tutor. Crédito: Pets da Lets

A areia higiênica feita a partir de argila foi uma das primeiras a surgirem no mercado. Ela possui flocos mais grossos, o que pode dificultar um pouco na hora de absorver o xixi e as fezes, além de não disfarçar muito os odores gerados.

Esse tipo de areia costuma ser mais barato do que as demais e funciona bem para quem tem quintal, pois pode deixar a caixa em local externo para arejar e eliminar os odores.

Areia perfumada

Feita também de argila, a areia perfumada possui grãos menores, o que facilita a absorção do xixi e facilita na hora de retirar as fezes da caixa. Por ter um leve perfume adicionado, consegue neutralizar melhor os odores.

Sílica

A areia de sílica pode ser encontrada em forma de cristais ou esferas. Crédito: Divulgação

A areia de sílica pode ser encontrada em forma de cristais ou de bolinhas. Ela possui uma ótima absorção e neutraliza muito bem os odores. Apesar de o seu preço costuma ser mais elevado em comparação às outras, ela costuma ter uma maior durabilidade. Então o tutor deverá checar a relação de custo e benefício para confirmar se vale a pena investir nesse tipo de areia.

Algumas marcas oferecem, ainda, a possibilidade de checar a saúde do animal por meio de um sistema de coloração da areia. Por meio de um sistema de colometria, o produto avisa se o gatinho está com problemas renais, por exemplo.

Granulado biodegradável

A areia granulado é parecida com o substrato usado em gaiolas de roedores. Crédito: Divulgação

A areia de granulado biodegradável é parecida com o substrato usado em gaiolas de roedores. Ela possui uma ótima absorção e inibição de odores. Porém, é preciso pensar na sujeira que ela pode causar, pois com a presença de xixi, o granulado pode gerar lama. Mas uma outra vantagem desse tipo de material é que, por ser biodegradável, pode ser descartado no vaso sanitário.

Carvão ativado

Existe também a areia com carvão ativado. A principal vantagem desse tipo de produto é que é um ótimo inibidor de odores e tem um alto poder de absorção da urina. Porém, ela costuma ser mais cara do que os demais produtos.

Dicas

Para manter um ambiente mais propício para que seu gato faça as necessidades, é preciso ficar atento ao tamanho da caixa de areia. O gato gosta de espaço, por isso é recomendado que a caixa tenha, pelo menos, 1,5 do seu tamanho.

Nunca use areias que não sejam específicas para gatos. Crédito: Divulgação

Se o felino estiver fazendo as necessidades fora da caixa, pode ser que ele não esteja gostando do local onde você está a deixando. Tente mudar de lugar algumas vezes, até perceber que o peludo gostou de onde você determinou que será o seu “banheiro”.

É importante ressaltar, também, que não se pode utilizar areia de praia e nem de construção para a caixinha do gato. Isso porque esse material pode conter fungos, protozoários e outros agentes nocivos à saúde do bichano.

Por fim, existem produtos no mercado que ajudam na hora de trocar a areia, como neutralizadores de odores e sacos específicos para o descarte da areia suja.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGuia de raças: Samoieda
Próximo artigoTártaro em Cães: Como prevenir e como tratar
Adoramos ler, escrever e falar sobre pets! Amamos cães, gatos e todos os animais e estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre o seu amiguinho, tirar dúvidas, se divertir, rir, emocionar e conhecer várias dicas importantes.